sexta-feira, abril 27, 2007

SC Paradela organiza prova de ciclismo!


O Sport Clube de Paradela vai realizar, no próximo dia 12 de Maio, o 2º Grande Prémio de Ciclismo SC Paradela. Trata-se da 2ª edição deste evento que teve a sua génese no ano passado, coincidindo com a criação, no seio do clube, de uma Secção de Ciclismo, liderada por um filho da terra, Manuel Augusto, cuja equipa se encontra inscrita na Associação de Ciclismo de Aveiro, competindo nas provas de Veteranos.
Dado o êxito em que se transformou a prova do ano passado, amplamente reconhecido por participantes, Associação de Ciclismo e pelo imenso público que assistiu ao evento, a direcção do SC Paradela decidiu levar por diante este 2º Grande Prémio. De acordo com Horácio Neves, Presidente da Direcção do clube, a edição deste ano será ligeiramente diferente da realizada no ano transacto. Assim, de acordo com aquele dirigente, “este ano será realizada somente a prova de circuito na categoria de Veteranos, a qual poderá ser dividida em duas, dependendo do n.º de participantes inscritos, ou seja, este ano não se realizam quaisquer provas dos escalões de formação, como sucedeu em 2006”. Quanto ao circuito da prova, será todo ele realizado pelas ruas do lugar de Paradela, à semelhança do que sucedeu na 1ª edição deste GP Ciclismo. O início da prova está previsto para as 15 horas do dia 12 de Maio, informando Horácio Neves, que “cerca de uma hora antes do início da corrida, serão fechadas ao trânsito as ruas por onde decorrerá a prova”, pedindo ainda o auxílio e a compreensão a toda comunidade local para os incómodos que possam vir a ser causados, convidando-a ainda a participar nesta autêntica festa do povo que é o ciclismo.

SC Paradela participa na Maratona de Portalegre!

Decorre no próximo dia 05 de Maio mais uma edição da Maratona BTT Selenis de Portalegre. E, à semelhança do que sucedeu no ano passado, o Sport Clube de Paradela irá estar representado em tal evento, este ano com cerca de uma dúzia de amantes do BTT que irão disputar as provas de 100 e 40 quilómetros. Outra novidade, para além do maior n.º de elementos da comitiva do SC Paradela, é a participação de elementos do sexo feminino, dando assim uma nova imagem a este grupo.
A Maratona BTT Selenis de Portalegre na qual alguns desses elementos já participam há algum tempo, representa, sobretudo, para aqueles participam pela primeira vez, um momento de convívio com milhares de amantes do BTT de todo o país.

Veteranos perdem com Maré Baixa!

A equipa de Veteranos do SC Paradela foi derrotada, no seu reduto, pela sua congénere de Maré Baixa, em jogo disputado no passado sábado. Foi um jogo bastante disputado, com os locais a chegarem ao intervalo em vantagem, tendo os visitantes dado a volta ao resultado na segunda parte, terminando o encontro com uma vitória por 2 bolas a 1. No final, num clima de intenso convívio, ambas as equipas juntaram-se à mesa, onde lhes foi servido um belo repasto.

quinta-feira, abril 19, 2007

Veteranos recebem Maré Baixa!

A equipa de Veteranos do Sport Clube de Paradela recebe no próximo sábado, dia 21, a sua congénere de Maré Baixa, equipa oriunda da zona do Porto. Trata-se de um convívio que, como habitualmente, se inicia com a realização de uma partida de futebol no Campo Carlos Baptista, pelas 17 horas, seguindo-se o jantar convívio, onde a boa disposição será certamente o prato principal.

terça-feira, abril 03, 2007

SC Paradela comemorou 24º aniversário!


A noite do passado sábado, dia 31 de Março, ficou marcada pela reunião da família do Sport Clube de Paradela, no jantar comemorativo de mais um aniversário, o seu 24º. E foram muitas as pessoas que não quiseram de deixar de responder afirmativamente ao convite que a Direcção fez a todos os seus associados e, em geral, a comunidade de Paradela.
Depois de no ano passado se ter recuperado o hábito de comemorar o aniversário, a Direcção do clube, numa forma de cultivar esse bom hábito junto da comunidade, levou a cabo nova comemoração, este ano abrilhantada com inúmeras surpresas. Assim, na parte final do jantar propriamente dito, teve início a actuação de alguns dos alunos da Escola de Música do SC Paradela, orientados superiormente pelo Prof. Adriano Santos. Este foi, porventura, o momento mais belo desta comemoração, pois tratou-se da primeira actuação destes pequenos músicos, que mostraram assim um trabalho de aprendizagem iniciado há vários meses. E, no final, a Doriza, a Tatiana, a Sara, a Rita Inês, o Bruno e o Adriano, foram aplaudidos de pé pela centena e meia de pessoas presentes no jantar, que ficaram visivelmente agradadas e emocionadas com a surpresa. Logo após esta actuação, o clube prestou uma mais que merecida homenagem ao Prof. Adriano Santos, pela sua dedicação e entrega à Escola de Música do clube, após o que foram cantados os parabéns ao clube acompanhados de muitas vivas e brindes ao SC Paradela.
Mas as surpresas não se ficaram por aí. Este jantar serviu ainda para a apresentação do novo cartão de associado do clube, tendo sido entregue, a título simbólico, ao associado Saul Baptista, o primeiro cartão. Uma vez apresentado aos associados o seu novo cartão, teve lugar um momento que há vários meses vinha sendo preparado, resultante do trabalho de um associado do clube, António José (Tozé) Fernandes Alves. Tratou-se da apresentação do esboço do futuro site do clube na Internet, mostrando assim que o SC Paradela pretende ser um clube actual e moderno, colocando à disposição de todos, a todo o momento e em qualquer lugar, informação do clube. Todos ficaram bastante surpreendidos com esta novidade, mostrando algum espanto por este avanço do clube. Refira-se que o site ainda não se encontra on-line, o que se espera que suceda em breve.
Antes das intervenções das individualidades presentes, o SC Paradela procedeu á entrega de uma pequena lembrança a três associados seus, como forma de reconhecimento do seu amor e dedicação à causa do SC Paradela (Jaime Campos, Vitorino Pereira e António Marques).
De seguida, em representação da CM Águeda, o Vereador Jorge Almeida deu os parabéns ao clube e à sua grande organização, capaz de fazer inveja a muitas colectividades do concelho. O Vice-Presidente da edilidade aguedense enalteceu ainda o facto do SC Paradela ser um clube ecléctico (futebol, ciclismo, pesca desportiva), bem como a capacidade de conseguir reunir tantas pessoas em torno da sua causa. Por sua vez, Paulo Matos, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, referiu-se às várias vertentes (desportiva, cultural e recreativa) que o clube abrange, bem como ao facto de se tratar de um clube moderno e a demonstrá-lo está a apresentação do seu novo site na Internet.
Manuel Campos, Presidente da JF Espinhel, enalteceu o papel do SC Paradela no movimento associativo da freguesia de Espinhel, dando os parabéns ao clube pela exploração da sua vertente cultural. No final Horácio Neves, Presidente da Direcção agradeceu a presença de todos, bem como a colaboração de todas as secções e pessoas anónimas nas actividades do clube, culminado as intervenções com as palavras de António Fonseca Marques, Presidente da Assembleia Geral do clube, que afirmou a necessidade de, apesar do bom trabalho desenvolvido por esta direcção, por todos reconhecido, refrescar o clube com gente e ideias novas, capazes de prosseguir com o trabalho até aqui desenvolvido.

As comemorações do 24º aniversário do clube terminaram assim com bastante satisfação por parte de todos os presentes no jantar.

Paradela falha título!

Terminou no passado fim-de-semana mais um Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel, o mais emotivo dos últimos anos em termos de luta pela vitória final. De facto, só na última jornada, e após ter sido necessário recorrer ao terceiro critério de desempate, é que ficou decidido o vencedor da edição deste ano, a equipa de Oronhe, que assim quebrou um jejum de dez anos, precisamente o lapso de tempo que marcou a hegemonia da equipa de Paradela, este ano relegada para segundo lugar.
O torneio deste ano ficou igualmente marcado por alguns aspectos menos positivos e que deverão fazer com que os vários responsáveis pela organização do Torneio repensem um pouco os objectivos para que o mesmo foi instituído, bem como uma nova metodologia, sobretudo em termos de arbitragens. A ausência da equipa da Piedade na edição deste ano foi, sem dúvida, o aspecto mais negativo, a par de alguns problemas que surgiram nos últimos dois jogos da equipa de Espinhel, precisamente contra os dois candidatos ao título, Paradela e Oronhe. No entanto, nada disso retira o brilhantismo da vitória da equipa de Oronhe, que ao longo do torneio mostrou ser a equipa mais unida.
Na última jornada, repartida pelo sábado à tarde e domingo de manhã, a equipa de Oronhe decidiu o título a seu favor num jogo de sentido único contra a equipa de Espinhel. De facto, a equipa de Espinhel, que ao longo do torneio mostrou ser uma equipa algo desorientada dentro de campo, não mostrou, neste jogo, vontade de contrariar o natural favoritismo da equipa de Oronhe, saindo derrotada por 14-1, dando assim lugar aos naturais festejos dos novos campeões. No outro jogo, Casaínho de Baixo e Casal d’Álvaro repartiram os pontos, num jogo em que a equipa de Casal d’Álvaro esteve sempre na frente do marcador, cedendo o empate já no final do jogo.
Também no domingo, dia 01, teve lugar o tradicional convívio final, no Parque da Pateira, onde estiveram reunidas as equipas e respectivas famílias. E também neste aspecto é necessário parar para pensar um pouco, pois, de ano para ano, o número de participantes no convívio tem vindo a decrescer. No final do convívio teve lugar a atribuição dos troféus, com a natural desta dos novos campeões, a equipa de Oronhe. De destacar ainda a atribuição da Taça de Disciplina à equipa de Paradela pela primeira vez na história do Torneio.
Oronhe – 14; Espinhel – 1
Oronhe – Henrique; Branco, Mico, Zé Morgado, Mateus, Aníbal, Caniçais, Alfredo, Curvas, João, Natalino, Manuel Almeida.
Espinhel – Jorge Marques; Correia Nunes, Carlos Albino, Alcides Hilário, António Hilário, Vítor Rodrigues, José Américo, Carlos Vela, Adérito.
Casainho de Baixo – 2; Casal d’Álvaro – 2
Casainho de Baixo – José Pedro; Vítor, Terão, Lelo, Castanheira, Vitinho, Zé Fernando, Zé Carménio, Tó Mané, Albano.
Casal d’Álvaro – Hernâni; Paulo, Zé Luís, Zé Pintual, Aldebrando, Carlos, Armando, Alípio, Miguel.Classificação Final: 1º Oronhe (4 jgs/10 ptos); 2º Paradela (4 jgs/10 ptos); 3º Casainho de Baixo (4 jgs/4 ptos); 4º Espinhel (4 jgs/3 ptos); 5º Casal d’Álvaro (4 jgs/1 pto)