segunda-feira, fevereiro 09, 2015

SC PARADELA: 10 ANOS DEPOIS

Foi a 15 de Janeiro de 2005 que o SC Paradela iniciou o seu primeiro projecto de formação desportiva, direccionada para as crianças e adolescentes da comunidade local. Na altura o clube atravessava por uma fase de transição, uma vez que tinha abandonado há pouco tempo o futebol federado, sendo esta a actividade à volta da qual girou a vida do clube durante mais de mais de duas décadas, necessitando assim de algo que pudesse reconquistar e reaproximar os associados do clube. Foi assim que nessa altura, Horácio Neves, eleito meses antes para presidir aos destinos do clube, surgiu com a ideia de criar uma escola de futebol juvenil, não federado, como forma de incentivar a prática desportiva entre os mais novos, ao mesmo tempo que se lhes dava a conhecer um pouco do passado e do presente do SC Paradela, de modo a criar as bases necessárias para que eles pudessem ser o futuro do clube.
E assim foi durante dez anos, período durante o qual passaram por esta escola de futebol mais de meia centena de crianças e adolescentes, umas com mais apetência para a modalidade, outras com menos, mas todos com uma enorme vontade em aprender. Dez anos volvidos, o balanço que se pode fazer deste projecto é extremamente positivo. Desde logo, porque com esta escola de futebol o clube conseguiu incutir em muitos dos atletas o gosto pelo desporto em geral e por esta modalidade em particular, tendo eles seguido o seu caminho natural no futebol federado, mas sem nunca esquecer as suas origens. Por outro lado, o próprio clube aproveitou também os frutos que este projecto gerou, de que é exemplo o facto de alguns dos elementos que compõem a actual direcção terem passado pelo futebol juvenil, bebendo assim um pouco da cultura do clube. Além disso, um dos actuais monitores da escola de futebol juvenil fez parte do primeiro grupo de atletas que frequentou a escola de futebol.
"A hora dos mais novos", era o título da notícia de divulgação do início desta actividade, publicada no blog instituicional do clube (www.scparadela.blogspot.com) em 14.01.2015. Meses mais tarde, mais concretamente a 24.03.2005, dá-se o primeiro jogo, não oficial desta escola de formação, apadrinhado pela equipa de infantis do SC Fermentelos.
Na actualidade, a escola de formação apresenta um menor número de atletas inscritos, fruto também da dispersão de crianças e adolescentes pelo enorme leque de actividades à sua disposição. No entanto, a vontade e os objectivos de quem trabalha semanalmente com esta escola de formação permanecem inalterados, nada os demovendo do caminho traçado há dez anos atrás e ajustado pontualmente ao longo dos anos.
Parabéns à Escola de Futebol Juvenil do Sport Clube de Paradela, aos muitos atletas que por lá passaram, e aos monitores que contribuíram para o seu sucesso, nomeadamente, Horácio Neves, João Coelho, Eduardo Fonseca, Jaime Almeida, Ricardo Baptista e Luís Silva.

COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS PARA O ANO 2015

ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Manuel Augusto Fernandes de Figueiredo.
Vice-Presidente: António Manuel Dias.
Secretário: Tiago da Maia Baptista.

CONSELHO FISCAL
Presidente: Lucénio Carlos da Conceição Figueiredo.
1º Relator: Virgílio Simões Baptista.
2º Relator: Jorge Ferreira Pinheiro.
DIRECÇÃO
Presidente: António Horácio Simões das Neves.
Vice-Presidente: Ramiro Soares de Campos.
Secretário: Jaime Carlos Tavares de Almeida.
Tesoureiro: Carlos Alberto Dias dos Santos.
Vogais: António Albano Rodrigues Baptista, Ricardo Filipe Oliveira Dias, João Marcelo Rodrigues Simões, Diogo Esteves da Silva, Júlio Tomaz Coelho, Paulo Jorge Marques Rodrigues e Alberto Baptista da Silva.

HORÁCIO NEVES PRESIDE AO SC PARADELA

Realizou-se no passado dia 23 de Janeiro, a Assembleia-Geral do SC Paradela, tendo em vista a eleição dos órgãos sociais do clube para o exercício de 2015. Horácio Neves havia já manifestado, na reunião magna realizada no passado mês de Dezembro, a intenção de continuar à frente dos destinos do clube, tendo-se na altura comprometido em diligenciar no sentido de apresentar uma lista candidata ao acto eleitoral. E assim aconteceu na assembleia do passado dia 23 de Janeiro, com Horácio Neves a formalizar essa candidatura, encabeçando uma lista constituída por uma boa parte dos elementos que compunham a equipa que com aquele foi eleita para o exercício de 2015, à qual se juntam agora outros associados, formando assim uma estrutura que alia a experiência dos mais velhos à irreverência dos mais novos, mais sempre com o propósito de continuar o trabalho desenvolvido pelo clube na última dezena de anos.
De acordo com Horácio Neves, que acabou por ser reeleito para presidir ao SC Paradela, a sua recandidatura prendeu-se com o facto de sentir que alguns projectos iniciados no ano transacto estavam inacabados e havia a necessidade da mesma equipa prosseguir com eles. Por outro lado, afirmou aquele dirigente, sentiu da parte dos restantes membros dos órgãos sociais a força e o incentivo para tomar esta decisão.
Quanto aos projectos para o ano de 2015, passam pelo reforço da área da formação, desportiva e cultural, com a aposta na escola de futebol e na escola de música, pelo fomento da actividade das secções, nomeadamente a pesca desportiva, o ciclismo e o futebol de veteranos, e contínua melhoria das condições do parque desportivo e do parque de lazer da Costa das Pedras.
Assim, foram eleitos os seguintes elementos para os órgãos sociais do clube: Assembleia-Geral – Presidente: Manuel Augusto Figueiredo; Vice-Presidente: António Dias; Secretário: Tiago Baptista; Conselho Fiscal – Presidente: Lucénio Figueiredo; Relatores: Virgílio Baptista e Jorge Pinheiro; Direcção – Presidente: Horácio Neves; Vice-Presidente: Ramiro Campos; Secretário: Jaime Almeida; Tesoureiro: Carlos Alberto Santos; Vogais: António Albano Baptista, Ricardo Dias, João Marcelo Simões, Diogo Silva, Júlio Coelho, Paulo Rodrigues e Alberto Silva.
Esta reunião magna serviu igualmente para apresentação dos relatórios de actividades e de contas do ano de 2014, sendo de realçar neste capítulo o bom resultado financeiro alcançado, o qual permite ao clube dispor de um confortável almofada para prosseguir com os seus projectos. Neste ponto da ordem de trabalhos, Horácio Neves destacou o importante papel da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Recardães e Espinhel, como principais parceiros no desenvolvimento das actividades delineadas pelo clube.