terça-feira, abril 03, 2007

Paradela falha título!

Terminou no passado fim-de-semana mais um Torneio dos Quarentões da Freguesia de Espinhel, o mais emotivo dos últimos anos em termos de luta pela vitória final. De facto, só na última jornada, e após ter sido necessário recorrer ao terceiro critério de desempate, é que ficou decidido o vencedor da edição deste ano, a equipa de Oronhe, que assim quebrou um jejum de dez anos, precisamente o lapso de tempo que marcou a hegemonia da equipa de Paradela, este ano relegada para segundo lugar.
O torneio deste ano ficou igualmente marcado por alguns aspectos menos positivos e que deverão fazer com que os vários responsáveis pela organização do Torneio repensem um pouco os objectivos para que o mesmo foi instituído, bem como uma nova metodologia, sobretudo em termos de arbitragens. A ausência da equipa da Piedade na edição deste ano foi, sem dúvida, o aspecto mais negativo, a par de alguns problemas que surgiram nos últimos dois jogos da equipa de Espinhel, precisamente contra os dois candidatos ao título, Paradela e Oronhe. No entanto, nada disso retira o brilhantismo da vitória da equipa de Oronhe, que ao longo do torneio mostrou ser a equipa mais unida.
Na última jornada, repartida pelo sábado à tarde e domingo de manhã, a equipa de Oronhe decidiu o título a seu favor num jogo de sentido único contra a equipa de Espinhel. De facto, a equipa de Espinhel, que ao longo do torneio mostrou ser uma equipa algo desorientada dentro de campo, não mostrou, neste jogo, vontade de contrariar o natural favoritismo da equipa de Oronhe, saindo derrotada por 14-1, dando assim lugar aos naturais festejos dos novos campeões. No outro jogo, Casaínho de Baixo e Casal d’Álvaro repartiram os pontos, num jogo em que a equipa de Casal d’Álvaro esteve sempre na frente do marcador, cedendo o empate já no final do jogo.
Também no domingo, dia 01, teve lugar o tradicional convívio final, no Parque da Pateira, onde estiveram reunidas as equipas e respectivas famílias. E também neste aspecto é necessário parar para pensar um pouco, pois, de ano para ano, o número de participantes no convívio tem vindo a decrescer. No final do convívio teve lugar a atribuição dos troféus, com a natural desta dos novos campeões, a equipa de Oronhe. De destacar ainda a atribuição da Taça de Disciplina à equipa de Paradela pela primeira vez na história do Torneio.
Oronhe – 14; Espinhel – 1
Oronhe – Henrique; Branco, Mico, Zé Morgado, Mateus, Aníbal, Caniçais, Alfredo, Curvas, João, Natalino, Manuel Almeida.
Espinhel – Jorge Marques; Correia Nunes, Carlos Albino, Alcides Hilário, António Hilário, Vítor Rodrigues, José Américo, Carlos Vela, Adérito.
Casainho de Baixo – 2; Casal d’Álvaro – 2
Casainho de Baixo – José Pedro; Vítor, Terão, Lelo, Castanheira, Vitinho, Zé Fernando, Zé Carménio, Tó Mané, Albano.
Casal d’Álvaro – Hernâni; Paulo, Zé Luís, Zé Pintual, Aldebrando, Carlos, Armando, Alípio, Miguel.Classificação Final: 1º Oronhe (4 jgs/10 ptos); 2º Paradela (4 jgs/10 ptos); 3º Casainho de Baixo (4 jgs/4 ptos); 4º Espinhel (4 jgs/3 ptos); 5º Casal d’Álvaro (4 jgs/1 pto)

Nenhum comentário: