segunda-feira, junho 15, 2009

Luís Romão vence 4º GP Ciclismo SC Paradela




Realizou-se no passado domingo, dia 14, a 4ª edição do GP Ciclismo SC Paradela, que juntou no lugar de Paradela escolas e equipas de ciclismo amador de norte a sul do país. O evento deste ano, que contou novamente com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola, da CM Águeda e da JF Espinhel, foi repartido em duas partes: a primeira direccionada para as competições das camadas jovens e, depois, uma segunda parte em que entraram em cena os as elites numa prova em circuito que animou as muitas pessoas presentes ao longo do circuito fechado nas ruas de Paradela, numa extensão aproximada de 3 quilómetros. A primeira prova das escolas de ciclismo foi a de destreza na categoria de iniciados, cujo grande vencedor foi o ciclista Tiago Bastos (Ass. Desp. e Cult.de Azagães), seguido de Diogo Pinho (Sta. Maria da Feira/Moreira Congelados) e de Bruno Durães (Peixoto Filho/Trevomar), sendo o prémio de melhor ciclista feminina entregue a Sara Neves (C. Ciclista do Centro). Seguiu-se depois a prova em linha, na categoria de infantis, que teve como vencedor Diogo Sousa (Peixoto Filho/Trevomar), o qual partilhou o pódio com Fábio Paiva (Sta. Maria da Feira/Moreira Congelados) em segundo lugar e com João Azenha da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho em 2º lugar, sendo a ciclista Janete Silva, também da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho, a melhor elemento feminina. A terminar as provas dos mais novos, realizou-se uma animada prova em linha, na categoria de juvenis, como que a abrir o apetite para a prova dos masters. Esta prova, realizada em 10 voltas ao circuito, mostrou bastante equilíbrio na parte inicial, mas, sensivelmente a meio da mesma, o ciclista Nelson Silva, da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho, ganhou ascendente cortando a meta em 1º lugar com quase um minuto de vantagem sobre os seus perseguidores. Esta categoria foi, aliás, dominada pela Escola de Ciclismo Fernando Carvalho que arrecadou os outros 2 lugares do pódio, através dos ciclistas Rui Oliveira e Diogo Menezes, com Marta Santos da Ass. Desp. e Cult. de Azagães a cotar-se como a melhor entre as mulheres. Nas contas finais por equipas, coube à Escola de Ciclismo Fernando Carvalho a vitória final no evento, seguido da equipa Peixoto Filho/Trevomar/Arca de Noé em 2º lugar e da Ass. Desp. e Cult. de Azagães em 3º lugar.
Para o final do evento, estava agendado o prato forte: a prova das elites amadoras que contou com a presença de dois ciclista da casa (Manuel Augusto Figueiredo e Fernando Moreira). A prova iniciou-se bastante equilibrada, mas no final das 6 primeiras voltas destacou-se um grupo de 5 ciclistas na cabeça da corrida que aí se manteve até ao final, proporcionando aos espectadores um emotivo “sprint” final onde Luís Romão da equipa Viveiros Vítor Lourenço mostrou ser mais forte que toda a concorrência: Amândio de Jesus (Casa do Benfica de Almodôvar) em 2º, Manuel Ferreira (Viveiros Vítor Lourenço) em 3º, Ricardo Neves (Casa do Benfica de Almodôvar) em 4º e Bruno Sousa (Casa do Benfica de Pataias) em 5º. Por equipas, o 1º lugar foi atribuído à equipa Viveiros Vítor Lourenço, seguido da Casa do Benfica de Almodôvar e da Casa do Benfica de Pataias.
No final, Manuel Augusto Figueiredo, presidente do SC Paradela, fez um balanço bastante positivo do evento, enaltecendo a ausência de incidentes ao longo da prova, a presença de muito público e o importante papel de todos os patrocinadores como os principais factores que contribuíram para o sucesso de mais uma edição desta prova.

Nenhum comentário: