terça-feira, junho 07, 2016

ESPINHEL COMEMOROU 500 ANOS DE FORAL






Espinhel viveu no passado domingo um dia histórico, ao assinalar os 500 anos desde que D. Manuel I passou a carta de foral ao lugar de Recardães. Os festejos decorreram durante todo o dia e tiveram como palco o largo situado nas imediações do edifício da Junta de Freguesia. As celebrações, cuja organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de Recardães e Espinhel, com a colaboração das associações locais e da Companhia de Teatro Viv’Arte, iniciaram pelas 11 horas com o cortejo pelas ruas do burgo, seguida da bênção pela entidade religiosa e inquirições para o novo foral, com a convocatória dos homens bons do concelho para a redação do foral. 
Seguiu-se depois o “Banquete Quinhentista”, com inúmeras iguarias e vinho. Para o efeito foram preparadas várias barraquinhas onde as pessoas se poderiam dirigir depois de fazer o câmbio do euro para o farelo, designação atribuída à moeda que permitia a realização de compras no interior do espaço onde decorria a celebração dos 500 anos deste foral. Em cada uma dessas barraquinhas os visitantes tinham à sua disposição rojões, febras, arroz doce, aletria, vinho tinto e várias outras iguarias, servidas por pessoas vestidas a rigor. 
Depois do banquete decorreu a primeira discussão sobre o foral e assentamento de várias regras já acordadas pelos vizinhos e moradores de Espinhel, para depois o Emissário d’El-Rei apresentar as meias folhas redigidas e o conselho de homens bons fazer a sua verificação com uma pequena discussão sobre alguns dos temas incluídos. Seguiu-se depois a aceitação e proclamação do Foral, com uma salva de colubrinas, e dois cavaleiros a fazerem uma justa de cortesia em preito de homenagem à régia visita. Continuando a recreação deste foral, seguiu-se a entrega, por parte do emissário régio Fernão de Pina, nas mãos do alcaide da vila, da cópia do Foral, que ficará nos arquivos do conselho, a fim de para todo o sempre haver prova das posturas que nele se incluem. No final, e em jeito de celebração pela atribuição do foral, trovadores, saltimbancos e acrobatas apresentaram as suas artes e habilidades, dando assim por terminado os festejos. 
Para terminar as comemorações dos 500 anos do Foral de Espinhel, a população saiu em cortejo pelas ruas do lugar, até ao local designado por centro da localidade, onde foi descerrada a placa evocativa da efeméride.

Nenhum comentário: